Alves, Lucas Máximo, Físico, Professor, Pesquisador e Cientista na área de Ciência e Engenharia de Materiais; membro da Sociedade Brasileira de Física. nascido em Teresina, Piauí, Brasil, em 4 Novembro de 1962, filho de Luiz Máximo Rodrigues e Gercina Alves de Queiroz, nascida em 30 de Dezembro de 1971, possui uma filha chamada Lis Engedi Gomes Máximo, nascida em 17 de Dezembro de 1990.
Professor Adjunto desde 2011 da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa - Paraná – Brasil onde atualmente coordena e participa de vários projetos de pesquisa desde 1996. Atua na área de Engenharia de Materiais e Física, com ênfase em Mecânica da Fratura Fractal e Instrumentação Especifica de uso Geral. Em suas Atividades Profissionais interagiu com 39 Colaboradores em Co-Autorias de Trabalhos Científicos.
Foi pesquisador da Universidade de São Paulo São Carlos – São Paulo – Brasil no período de 1985-1995 onde trabalhou no projeto Espacial Brasileiro desenvolvendo ligas de Silício-Germânio para os Geradores Termoelétricos a Radioisótopos. Pesquisador pela Universidade Federal do Paraná – Curitiba – Paraná – Brasil desde 2006.
Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia na Universidade Federal do Paraná e da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Cursou um doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais - Interunidades USP São Carlos desde 1995 e interrompeu em 2002. Mestre em Física em 1995, pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos – São Paulo – Brasil. Bacharel em Física em 1991, pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos – São Paulo – Brasil; teve bolsa escolar da FAPESP, CNPq, CAPES, e Johnson & Johnson,
Possui várias contribuições e publicações com artigos nacionais e internacionais e capítulos de livro. Publicou 15 Artigos em Periódicos Especializados, 3 Capítulos de Livro e 63 Trabalhos em Anais de Eventos. Possui 1 Produto Tecnológico, 3 Softwares, 2 Processos ou Técnicas e outros 43 itens de Produção Técnica. Participou de 40 Eventos no Brasil e no Exterior. Orientou 20 trabalhos de Iniciação Cientifica e 3 Trabalhos de Conclusão de Curso nas áreas de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Física e Engenharia Mecânica.
Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Entre 1985 e 2016 participou de 20 Projetos de Pesquisa, sendo que coordenou 9 destes. Em 2006 foi citado no Marquis Who´s who Book na área de Mecânica da Fratura e segundo o ScienceDirect's top25 Hottest Articles possui o terceiro artigo mais lido em 2005 na área de Engenharia na subárea de Mecânica da Fratura da Revista Theo Appl Frac. Mec.
Entre suas contribuições inclui-se o desenvolvimento dos Fundamentos Matemáticos para uma nova área de pesquisa, a Mecânica dos Meios Irregulares, desenvolveu um modelo matemático para a instabilidade em sistemas dinâmicos com bifucações e formação de padrões fractais, a descoberta de que a curva J-R de resistência a fratura de um material é proporcional a rugosidade de sua trinca, definida por dL/dLo, onde L é o caminho rugoso da trinca e Lo é o caminho projetado. Foi o primeiro a desenvolver um método de processamento de imagem para se obter a rugosidade de uma trinca para o cálculo da curva J-R de resistência a fratura em materiais fraturados. Desenvolveu um método de processamento de imagens para obter o perfil de uma trinca de materiais fraturados; Produziu um software de análise e simulação de fratura em materiais. Desenvolveu um método para medidas in-vitro do Fator de Proteção Solar (FPS) de produtos Fotoprotetores para a Johnson & Johnson.
Em seu Currículo Lattes, os termos mais freqüentes na contextualização da Produção Cientifica, Tecnológica e Artístico-Cultural são: Mecânica da Fratura, Fractais, , Dimensão Fractal, Crescimento e Propagação de Trincas, Cerâmica Termoelétrica, Potencia Termoelétrica, Gerador Termoelétrico, Semicondutores, Efeito Seebeck e Efeito Peltier.
É referee da Engineering Fracture Mechanics, PHYSICA A e B Journal – Elsevier Editors, Amsterdam desde 2003;
Reside atualmente na Rua Nito Manoel Gutoch, 425, em Ponta Grossa – Paraná CEP – 84032-314, trabalha na Universidade Estadual de Ponta Grossa na Av. Carlos Cavalcanti, 4748 Ponta Grossa – Paraná – Brasil , telefone residencial: +55(042) 3226 8092, telefone comercial: +55(042) 3220 – 3079, Fax: +55(042) 3220 – 3079, E-mail pessoal: [email protected]; [email protected]; [email protected].
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.