Edgar Allan Poe (1808-1849) nasceu em Boston, Estados Unidos, em 19 de Janeiro de 1809. Filho de atores de teatro, teve infância dificil e a tristeza sempre o acompanhou, ficou órfão de mãe e foi abandonado por seu pai. Contudo, se viu alvo da caridade de família rica que lhe ofereceu boa educação e acesso aos melhores professores.
Consta que era uma criança inquieta, por vezes intratável e sua juventude foi entre tavernas, jogos, bebidas e prostitutas. Tinha interesse pela literatura da época e temáticas mais sombrias que evocavam mistérios e atmosferas noturnas. Tentou carreira militar, mas foi expulso por insubmissão, logo, nem mesmo a ajuda de custos do seu tutor ele recebia. Então, vendia seus escritos até que adquiriu expressividade suficiente para ser colocado como editor de uma revista de Richmond.
Quando foi morar com sua tia que ficara viúva e tinha uma filha de nome Virgínia Clemm em 1836 acabou por casar-se a prima Virgínia, que contava apenas 13 anos.
Poe passou inúmeros tropeços e adversidades ao longo da vida e sua única constância em todos os momentos eram as atividade literárias, atividade esta que o salvava e o ajudava a consolidar uma carreira e obter alguns prestígios.
Mas ele era alcoolatra e sua alma agitada e sofrida parecia buscar a morte como uma paixão invencível. Allan Poe faleceu, em decorrência de bebidas alcoólicas, em uma taberna de Baltimore, no dia 07 de Outubro de 1849 deixando como legado a inspiração literária e obras que continuaram até aos dias atuais.
Nestas obras reunidas, o leitor vai encontrar, entre outros, textos como:
O Corvo
O Gato Preto
Os Assassinatos da Rua Morgue
A Máscara da Morte Escarlate
O Enterro Prematuro
O Rei Peste
O Escaravelho de Ouro
Berenice
Número de páginas | 100 |
Edição | 1 (2022) |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.