A cultura da pós-modernidade se caracteriza pelo humanismo, pelo materialismo e pela coisificação do sagrado.
A interação entre a cultura secular a a cultura cristã é, nos dias atuais, bastante tumultuada. No passado, a cultura secular era grandemente influenciada pela igreja, mas hoje o que ocorre geralmente é o contrário: a cultura secular influencia a igreja.
É comum a formação de subculturas decorrentes do esforço da Igreja em acompanhar as mudanças culturais cada vez mais aceleradas da sociedade secular. Este esforço chega a gerar formas de evangelismo que buscam incorporar elementos de grupos sociais específicos e de suas várias segregações culturais.
Até onde é válido esse esforço de alterar a mensagem do Evangelho de forma a se tornar mais aceitável por parte de determinados segmentos socioculturais?
A tecnologia se tornou hoje altamente relevante para uma economia altamente globalizada e para pessoas cada vez mais sedentas de conforto, segurança, informação e lazer.
O uso da tecnologia entretanto embute uma política nem sempre justa de dominação econômica, de incentivo ao consumismo e expõe muitos de seus usuários a um risco de dependência psicológica.
Vivemos em uma época em que o acesso à informação e ao conhecimento se tornou absolutamente amplo e popular e em que os meios de comunicação se desenvolveram tecnologicamente de forma assombrosa, alcançando as mais distantes regiões e povos no planeta.
O cristianismo busca utilizar de forma cada vez mais intensiva estes novos recursos de comunicação, sobretudo a internet, com o intuito de ampliar os seus esforços evangelísticos, mesmo correndo o risco de transformar o Evangelho em mais um produto cultural de consumo.
Até onde poderia ser considerado segura ou útil a utilização dos meios de comunicação para evangelização?
O cristianismo se depara hoje com estas questões críticas, que irão determinar a medida em que o cristianismo será capaz de preservar a mensagem viva e original do Evangelho, ao mesmo tempo em que tira proveito dos recursos oferecidos pela cultura secular, de modo a maximizar a eficiência evangelística da Igreja.
Número de páginas | 180 |
Edição | 1 (2011) |
Formato | A5 (148x210) |
Acabamento | Brochura c/ orelha |
Coloração | Preto e branco |
Tipo de papel | Offset 80g |
Idioma | Português |
Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para [email protected]
Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.